15/07/2020 Salvador26°C

6 Parques em Salvador para sair da rotina

Salvador tem bons parques e de diferentes tipos para agradar toda a família

Em uma sociedade cada vez mais presa aos condomínios e shoppings center e uma cidade que tem uma grande orla como atrativo, pensar em ir aos parques muitas vezes não ficam em primeiro plano. Mas nós vamos te mostrar que Salvador tem muito parque legal para toda a família.

1- Parque da Cidade (Joventino Silva)

Foto: Prefeitura de Salvador

inaugurado em 1975, o Parque da Cidade preserva significativo remanescente de Mata Atlântica  em uma área de 724 mil metros quadrados. Reformulado em 2016, o parque cravado entre os bairros de Itaigara e Santa Cruz teve os seus quase 4 km de pista recuperados, além de pista de skate, quadras de futebol, vôlei, oficina de grafite, parquinhos infantis, espaço para meditação e muito mais.

Foto: Agecom

Espaço importante no Parque da Cidade, o Anfiteatro Dorival Caymmi reúne inúmeros projetos musicais ao finais de semana para a população.

Localização: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n, Itaigara.

2- Parque Metropolitano de Pituaçu

Foto: Bahia Noite e Dia

O Parque de Pituaçu é o maior da cidade, com aproximadamente 425 hectares e muita diversidade. Situado entre a avenida paralela e a orla marítima, o local é muito procurado pelos amantes de ciclismo (no parque há um bicicletário) e caminhadas, pois possui 18 km recheados de muito verde ao redor. A lagoa bastante bonita, tem os famosos pedalinhos que a criançada adora e os casais apaixonados aproveitam para tirar muitas fotos. Outros dois pontos bastante destacados são: o Espaço Mario Cravo com inúmeras esculturas, que dão uma beleza ainda maior ao cenário, e as quadras poliesportivas, pista de skate e restaurante, movimentando o parque principalente aos finais de semana.

 Localização: Rua Netuno, s/n – Pituaçu.

3- Parque Costa Azul

Com a praia do outro lado da rua, o Parque Costa Azul tem um ambiente bastante agradável e foi recentemente reformado. Para voltar a atrair a população para sua região, o projeto Música no Parque saiu do Parque da Cidade e fez a alegria dos soteropolitanos no segundo semestre do ano passado.

Localização: Rua Alaíde Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul.

4- Parque São Bartolomeu

Foto: Cipó Comunicação Interativa

Situado no subúrbio da cidade, o parque requalificado em 2014 tem bastante história, apesar de ser pouco conhecido por toda população. Foi ali que houve a Batalha de Pirajá, que definiu a independência baiana. O parque conta com um Centro de Referência de grande porte (com auditório, salas para oficinas, ensaios e atividades de grupos), uma Praça de eventos (com lanchonetes e bares) e a Praça de Oxum à céu aberto com rio e cachoeira ao fundo.

Localização: Sítio Histórico de Pirajá, Vale do Rio do Cobre – Suburbana.

5- Dique do Tororó

Não poderíamos deixar de falar do Dique do Tororó, manancial natural da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Natural. Uma de suas principais características são as oito esculturas de orixás flutuando no espelho d´agua, que foram instaladas em 1998 e são assinadas pelo artista plástico Tati Moreno. Representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. À noite, possuem uma bela iluminação cênica.

Com a Copa do Mundo de 2014 e a reforma do estádio da Fonte Nova, o Dique se tornou mundialmente conhecido, já que está situado ao lado da arena, dando um brilho ainda maior à região. Mas e o que fazer no Dique? Tem pista de cooper, raias para remo, desck para pesca, playground, uma famosa pizzaria e muito mais.

6- Parque das Dunas

Foto: Unidunas

o Parque das Dunas está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de aproximadamente 6 milhões de metros quadrados. A maior parte de sua poligonal está localizada no bairro de Praias do Flamengo, onde também se encontra sua sede. O lugar é de grande importância para o meio ambiente por ser o último manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga do país. Uma das atividades mais procuradas é a trilha interpretativa, onde são desenvolvidas diversas atividades de educação ambiental e pesquisas científicas em sua área, funcionando como um verdadeiro laboratório vivo de biologia.

Localização: Av. José Augusto Tourinho Dantas, nº. 1001, Praia do Flamengo

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


1 comentário

  • Geovanna

    15 de novembro de 2019 às 10:38

    Parabéns pelo seu trabalho! Me ajudou bastante, saber que a cidade tem muito a oferecer . Grata!

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 4 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


Whatsapp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados