25/09/2020 Salvador26°C

4 bandas baianas que você não pode deixar de conhecer

Os grupos Baiana System, Attooxxa, Maglore e Vivendo do Ócio se espalham pelo Brasil e até em outros países com música diferente do que se espera da Bahia

Quando se fala de música baiana, a maioria das pessoas remetem ao axé ou ao pagode baiano tradicional (swingueira). Mas uma cidade com cultura tão efervescente, não deixa de criar raízes com sons diferentes do trivial e de espalhar boas obras mundo à fora. A lista é grande, mas hoje apresentamos 4 bandas. São elas:

1- Attooxxa

Vídeo: Youtube – Pandarus Música Brasileira

Que tal misturar música baiana, funk e pop com as frequências do grave e com uma irreverência que faz todo mundo mexer o corpo? O grupo Attoxxa iniciou com o “Arrocha” aplicado às referências globais da Bass Culture, levando-o para o circuito de pistas de dança. Hoje, conecta-se a pura essência da Bahia, explorando essa biodiversidade percussiva.

Foto: Reprodução//Facebook

Com batida bem dançante, Attoxxa agitou em seu primeiro carnaval os foliões em Salvador. A música “Popa da Bunda” em parceria com Psirico, ganhou prêmio de melhor música no Trófeu Bahia Folia. E agora, o que será que podemos esperar desses caras durante todo o ano de 2018?

2- Baiana System

Vídeo: Youtube – Gravei HD

A Baiana System cada vez mais tem se consolidado como o grupo musical de maior repercussão da Bahia nos últimos anos. O Baiana System é um projeto musical formado em 2009 com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado nos anos 1940 e que foi responsável pela criação do trio elétrico.

Vídeo: Youtube – Baiana System – Música Invisível

Em 2017  ganharam prêmios de melhor hit e melhor álbum no Prêmio Multishow e apresentaram-se nos maiores festivais de música alternativa no país, como Lollapalooza em São Paulo, Bananada em Goiânia e Rock in Rio no Rio de Janeiro. Em Salvador a banda carrega multidões em suas apresentações e virou marca registrada do Carnaval sem cordas, sempre com músicas de cunho social e muitas mensagens de amor, paz e luta.

3- Maglore

Vídeo: Youtube – Música no Parque

Música brasileira dançante mais rock psicodélico. Assim se define a Maglore, grupo formado em  agosto de 2009 em Salvador. A banda é outra frequente em festivais pelo país e tem em sua discografia quatro discos elogiados. O mais recente é o “Todas as Bandeiras” (2017), que une de forma peculiar o MPB, rock e pop,  alinhada a um discurso político/social nas letras e que também falam sobre amor e mudanças.

4- Vivendo do Ócio

Vídeo: Youtube – Vivendo do Ócio – Música Beira do Mar

A banda baiana Vivendo do Ócio iniciou as atividades em 2006 e logo em 2008 começou a saltar aos olhos não só da cena de Salvador, após vencerem o Gás Sound, concurso exibido pela Rede TV, sendo avaliado pelos
jurados Supla, Japinha, Carioca e George Israel, que teve como prêmio a gravação de um CD pela Deckdisc. E foi com esse CD, o “Nem Sempre Tão Normal”, que a banda expandiu o seu trabalho pelo país tocando em diversos festivais, inclusive fora do país, como o Brazilian Day em Londres.

Vídeo Youtube – Vivendo do Ócio

Uma marca da banda são as músicas que remetem a Bahia, como Nostalgia, Radioatividade e Salva. Vivendo do Ócio é um ócio criativo, como eles mesmo intitulam e vale a pena conferir.

E você, quais bandas têm para indicar?

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


1 comentário

  • flavio jackson

    14 de agosto de 2019 às 10:37

    bom dia , meu nome e flavio e gostaria de saber se tem alguma bnda ai da bahia , que . quer ver 2 musicas que fiz para o carnavala da bahia .. meu contato e 31 – 9 9137-7422 ..

    Responder

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + sete =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados