14/09/2021 Salvador26°C

8 filmes e documentários para entendermos a importância da Ciência

Listamos alguns filmes e documentários que, além de momentos de diversão ou lazer, possa se tornar uma ótima oportunidade de aprendizado.

Estamos vivendo tempos difíceis. A pandemia do coronavírus parece não ter fim e a corrida para a tão sonhada vacina, ao menos no Brasil, está longe de ser alcançada para a maioria das pessoas, o que acaba afetando a saúde da população em vários aspectos.

Porém, para quem gosta de se aprofundar no assunto e entender como funciona os estudos científicos para a produção de medicamentos e vacinas, obras que abordam a saúde do ser humano em geral, ou até mesmo, como as pandemias acontecem, o Nosso Auê traz hoje indicações de filmes e documentários que abordam esses temas, baseados em estudos e fatos reais ou na ficção.

 

Produções sobre Endemias e Pandemias

 

Contágio (2011)

Talvez um dos filmes sobre pandemias mais conhecidos dos últimos anos, Contágio é dirigido por Steven Soderbergh,  e foi lançado em 2011. Na história, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) retorna aos Estados Unidos após uma viagem de negócios em Hong Kong. Ela começa a se sentir mal com sintomas de gripe ou outro tipo de infecção, mas acaba morrendo dois dias depois.

Em seguida, outras pessoas começam a manifestar os mesmos sintomas e o vírus se espalha, mas os médicos passam um período sem perceber a gravidade do problema. A população começa a entrar em pânico, enquanto autoridades tentam identificar qual o tipo de vírus e como combatê-lo.

Onde assistir: Telecine Play

 

Ensaio sobre a Cegueira (2008)

Lançado em 2008, o filme “Ensaio Sobre a Cegueira” – dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles – é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago e conta a história de uma cidade atacada por uma epidemia de uma doença misteriosa que deixa as pessoas cegas. Os infectados são colocados em quarentena em uma instalação vigiada por soldados armados.

Onde assistir: HBO Max (Disponível em Junho no Brasil)

 

Os 12 Macacos (1995)

James Cole (Bruce Willis) é um prisioneiro que vive em um abrigo subterrâneo sob as ruas de Filadélfia e é colocado em uma missão para voltar no tempo para tentar impedir uma epidemia viral que aniquilou quase a população da terra 30 anos antes. A ideia é que a viagem ao passado ajude os cientistas a desenvolver a cura.

Onde assistir: Netflix

Sobre Vacinas

 

A Corrida das Vacinas (2021)

É uma série documental produzida pela Globoplay e que mostra  a luta diária de cientistas e médicos de todos os países em busca de um imunizante capaz de proteger a população contra a COVID-19.

A corrida para salvar vidas, as negociações internacionais e os embates políticos no Brasil e no mundo também são pautas abordadas pela série, assim como as histórias dos voluntários que aceitaram ser cobaias de vacinas experimentais e de pessoas que ainda seguem confinadas desde o início da quarentena, há mais de um ano.

https://globoplay.globo.com/v/9421868/

Vacinas: o bem maior (2020)

É um documentário em formato de entrevistas produzido pela TV Justiça e disponível no Youtube onde é apresentado o histórico da vacina, relembrando a forma de vacinação caseira do século X realizada pelos chineses, antes mesmo das técnicas científicas. Essa técnica, chamada de Variolação, consistia em expor pessoas saudáveis aos tecidos das feridas causadas pelas doenças para aumentar a imunidade.

Oito séculos depois, a primeira vacina da história foi descoberta pelo médico britânico Edward Jenner, em 1796. Ele observou que as mulheres ordenhavam vacas e pegavam varíola bovina de baixa gravidade, mas raramente a versão mortífera da doença. Assim, se desenvolveu a metodologia de utilizar o próprio vírus como cura.

Onde assistir: Youtube

 

Produções que refletem sobre a Saúde

 

Carta para Além dos Muros (2019)

É um documentário que mostra a evolução do vírus HIV no Brasil ao longo de três décadas. Construído com a perspectiva do personagem soropositivo Caio (nome fictício), o filme traz por meio de entrevistas com médicos e pacientes uma retrospectiva histórica da infecção no país.

Além dos comentários positivos da crítica, o filme é uma boa forma de entender como o HIV se disseminou no Brasil, os tabus que ainda existem acerca da infecção e o que mudou com o passar dos anos.

Onde assistir: Netflix

 

Medianeras – Buenos Aires Na Era Do Amor Virtual (2011)

Um dos transtornos psíquicos mais conhecidos pela população é a depressão. Esse sofrimento mental é retratado no filme “Medianeras”, que aborda a saúde mental a partir do viés urbano. Isso porque as mudanças na paisagem e na rotina acelerada do dia a dia são alguns dos fatores que predispõem às doenças psíquicas.

Esse filme tem a função de promover reflexões sobre o cuidado com a mente, além de auxiliar na quebra dos tabus relacionados à depressão.

Onde Assistir: Globoplay

 

Mãos Talentosas – A História de Bem Carson (2009)

É um dos filmes da área da saúde que trazem uma história real bastante inspiradora. Conta a trajetória de Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), um menino de família pobre de Detroit (Estados Unidos), que não tinha motivações para ter uma carreira de sucesso.

Mas ele supera tudo isso e torna-se um neurocirurgião de fama internacional, que se destacou na Medicina ao propor um novo método na cirurgia de separação de gêmeos siameses. Mesmo com o preconceito pela sua origem e por ser negro, ele consegue se tornar referência em sua área, chegando a ocupar o cargo de diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, aos 33 anos.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-189146/trailer-19551391/
Onde assistir: Youtube e Google Play

 

Bônus

Death to 2020 (2020)

Dos mesmos criadores de ‘’Black Mirror’’, essa produção faz uma releitura satírica dos acontecimentos do ano de 2020, chamado de ‘’o ano mais histórico da história’’. Em formato de documentário, personagens fictícios – mas semelhantes a personalidades reais – discutem a pandemia da Covid-19, os incêndios florestais na Austrália, as eleições dos Estados Unidos, os protestos contra o racismo e outros tópicos que marcaram o ano.

Onde assistir: Netflix

Thaís Muniz

Goianiense de sangue e baiana de coração. Sempre foi apaixonada por Salvador e sua cultura única, onde pulou muitos carnavais. Jornalista e leitora assídua, busca usar o jornalismo em prol do entretenimento e cultura. E nas horas vagas arrisca em escrever algumas histórias.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 8 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2021. Todos os direitos reservados

Futuring