22/10/2019 Salvador26°C

[A. R] Evolução em debate na 10ª edição do Fórum Agenda Bahia

Evento abre novos olhares para a relação entre tecnologia e sociedade

Acontece no próximo dia 3 de outubro, das 8h às 17h30, no SENAI CIMATEC – Piatã, a 10ª edição do Fórum Agenda Bahia. Com o tema a [A. R] Evolução, o projeto, que é destaque no debate de desenvolvimento econômico e social do estado, traz uma combinação de inovações que pautam os recentes investimentos em pesquisas e tecnologias. 

A partir da A. R. (Realidade Aumentada) e seus óculos especiais, o evento discute como o homem pode se apropriar das tecnologias contemporâneas para se inserir em tempos de mudanças, abrindo novos olhares para a discussão e planejamento de uma agenda local conectada com o país e o mundo.

Com entrada franca – e espaço sujeito à lotação, as inscrições podem ser feitas através do link https://oferta.correio24horas.com.br/agendabahia10anos, até o próximo dia 01 de outubro. 

Inovação, qualificação, competitividade e sustentabilidade. Esses são os principais norteadores do Fórum Agenda Bahia, evento que promove debates e soluções sobre temas de interesse social na Bahia. Realizado pelo Jornal CORREIO, o evento atinge em 2019 a marca de 10 anos, já promoveu mais de 250 palestras para um público superior a 9.500 pessoas, tendo para 2019 a expectativa de atrair mais de mil pessoas, entre empresários, estudantes e pesquisadores.

Relacionando-se com a frequente reinvenção do projeto, que após 10 anos de existência, continua buscando formas de inovar e se adaptar às novas tecnologias e demandas sociais, o projeto segue como a principal referência no debate de inovações para o estado. 

Com oficinas, palestras e desafios, a 10ª edição tem início com o palestrante dinamarquês Peter Kronstrom – head para a América Latina do Copenhagen Institute for Future Studies e fundador do Future Lounge; abordando tendências mercadológicas e novas tecnologias, na palestra “Tudo muda o tempo todo”, a partir das 9h, seguido de um bate-papo com a colunista Flávia Oliveira – colunista de O Globo e da Globonews, a partir das 9h30.

A manhã continua com Rodrigo Baggio – presidente da Recode, organização social presente em 8 países e 689 centros de empoderamento digital, discutindo as mudanças causadas pelo empoderamento digital, na palestra “O Futuro é agora: como o empoderamento digital transforma vidas e cidades”, a partir das 10h.

Rodrigo Baggio / Foto: Divulgação

Já às 11h, a colunista do Jornal O Globo, Flávia Oliveira, lidera o painel Distopia ou Disrupção: como se preparar para o amanhã?, em parceria com os palestrantes Peter Kronstrom e Rodrigo Baggio.

No turno da tarde, o evento é tomado pelo painel “Do Robô ao Roubo de Dados”, com Matheus Ladeia, Silas Cunha, Ana Carolina Monteiro Vicente Vale, e pelas oficinas “Circuito de Experiências em Tecnologias para Educação e para Indústria”, com Fernanda Mikulski, Igor Dantas e Adalício Neto; “Como Programar um Robô com Sentimentos”, com Peterson Lobato; e “Os Desafios do Bitcoin no Brasil”, com Thiago Avancini, diretor de Educação e Tecnologia da DD Corporation, tudo isso simultaneamente, das 14h30 às 16h.

Peter Kronstrom / Foto: Divulgação

Para finalizar a programação, acontece das 16h às 17h o Desafio Agenda Bahia/Olimpíada Brasileira de Robótica, fruto da parceria entre Jornal Correio e Sesi, onde alunos de cinco escolas (públicas e técnicas), que desenvolveram projetos a partir das temáticas do Agenda Bahia, irão encerrar o evento apresentando soluções para Salvador.

“Tecnologia, inteligência artificial e realidade aumentada não são mais o futuro, e sim o presente. Com o fórum, discutiremos a necessidade de se preparar para essa nova era de tecnologia. Com o Agenda Bahia, vamos apontar alguns caminhos de como as empresas podem incorporar as tecnologias em suas realidades”, afirma a acionista e diretora do Jornal CORREIO, Renata Correia.

Fórum Agenda Bahia 2019 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio da Braskem e DD Education

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

  • 8h – Credenciamento
  • 9h às 10h – Palestra Tudo Muda o Tempo Todo, com Peter Kronstrom, Head para a América Latina do Copenhagen Institute for Future Studies e fundador do Future Lounge
  • 10h às 11h – Palestra O Futuro é Agora, com Rodrigo Baggio, Fundador da Recode, organização social presente em 8 países e 689 centros de empoderamento digital.
  • 11h às 12h – Painel Distopia ou Disrupção: Como se preparar para o amanhã?, com a colunista do Jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flávia Oliveira, que entrevista Rodrigo Baggio e Peter Kronstrom.
  • 12h – intervalo para o almoço
  • 14h30 às 16h – Oficina Do Robô ao Roubo de Dados: As novidades na educação, na agropecuária, na construção civil e na saúde, com Matheus Ladeia, CEO do E-rural, o maior marketplace de pecuária do Brasil e especialista em agtech, growth strategi e growth marketing; Silas Cunha, CEO da Abitat, startup Construtech que busca a gestão mais eficiente de empreendimentos através de IoT (Internet das Coisas), Banco de dados e Machine Learning; Ana Carolina Monteiro, Sócia da Hackel, consultoria em Marketing Conversacional e soluções em Educação que trabalha com tecnologias de automação e inteligência artificial, como Internet das Coisas e Chatbots; e Vicente Vale, Sócio da REP Educa, plataforma digital que utiliza Realidade Aumentada e Inteligência Artificial para ampliar a aprendizagem dos alunos.
  • 14h30 às 16h – Oficina Como Programar um Robô com Sentimentos, com Peterson Lobato, Fundador da Mini Maker Lab e professor na área de robótica, programação e impressão 3D.
  • 14h30 às 16h – Oficina Circuito de Experiências em Tecnologias para Educação e para Indústria, com Fernanda Mikulski, Coordenadora de ações de avaliação educacional, inovação e competições da Escola Técnica Senai-BA; Igor Dantas, Coordenador de projetos de inovação educacional na unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais do Senai-BA; e Adalício Neto,Especialista em Automação no SENAI CIMATEC e responsável pelo portfólio de serviços 4.0.
  • 14h30 às 16h – Oficina Os Desafios do Bitcoin no Brasil, com Thiago Avancini, Diretor de Educação e Tecnologia da DD Corporation.
  • 16h30 às 17h – Desafio Agenda Bahia/Olimpíada Brasileira de Robótica – parceria entre Jornal Correio e Sesi 

 

SERVIÇO 

Evento – Fórum Agenda Bahia 2018

Data – 3 de outubro (quinta-feira)

Horário – 8h às 17h30

Local – Senai Cimatec (Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã – Salvador)

Inscrições Gratuitas – https://oferta.correio24horas.com.br/agendabahia10anos    

Carlos Sena

Soteropolitano, Relações Públicas de formação, da política ao mundo privado como experiência e cervejeiro apaixonado por futebol, comida de boteco e muita pimenta!


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 18 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


Whatsapp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia


Facebook


Instagram

Something is wrong.
Instagram token error.

© Copyright Nosso Auê 2019. Todos os direitos reservados