18/11/2020 Salvador26°C

Aprenda 5 truques de decoração para espaços pequenos

Número de apartamentos com até 30m² cresceram duas vezes mais nos últimos anos, segundo levantamento do Grupo ZAP

Os apartamentos compactos — abaixo de 45 m² — ganharam destaque na década atual pela alta procura em capitais do Brasil, a exemplo de São Paulo (SP). De acordo com dados do Sindicato da Habitação (SECOVI — SP), a categoria teve um salto de 29% no número de lançamentos de 2011 para cá, enquanto o percentual de vendas cresceu 26%.

Segundo levantamento do Grupo ZAP — publicado na Revista ZAP Imóveis - , apartamentos de até 30 m² mais que dobraram nos últimos anos em SP. Ainda conforme a pesquisa, o modelo “studio — modalidade de imóvel que integra ambientes com poucas divisórias — apresentou um interesse ainda maior por parte dos brasileiros.

“A realidade do brasileiro mudou bastante de uns anos para cá. As pessoas estão cada dia mais agitadas com a rotina de trabalho, buscando espaços funcionais que se adequem à falta de tempo. As famílias também estão mudando de perfil, preocupando-se com organização financeira e consequentemente, a quantidade de filhos que desejam ter. Essas mudanças influenciam no planejamento de vida, principalmente no quesito moradia. Os apartamentos menores estão conquistando pela sua funcionalidade de limpeza, organização e economia de custos”, destaca o arquiteto Márcio Barreto.

Referência em soluções criativas de baixo custo e responsável pelo escritório “Arquitetura do Barreto”Márcio explica que apartamentos pequenos precisam de organização para que haja harmonia entre os móveis, e não crie uma poluição visual. Segundo o profissional, é necessário adaptar as necessidades de cada cômodo com o espaço disponível para a construção de um ambiente funcional e aconchegante.

Auxiliando moradores a destacarem espaços pequenos com funcionalidade, cor e senso estético, o profissional lista 5 dicas de decoração sem necessitar quebrar paredes.

Foto: Divulgação

Confira abaixo:

DICA 1: PLANEJAMENTO

“O primeiro passo para quem mora em apartamento pequeno é o planejamento. A dica é listar quais são as suas principais necessidades e organizar as suas ideias de acordo com sua disponibilidade de espaço. Tire as medidas de todos os cômodos e tenha isso guardado. Assim, quando você tiver que comprar um móvel ou artigo de decoração, saberá como encaixá-lo melhor no seu espaço e não terá surpresas inesperadas”, orienta.

DICA 2: MÓVEIS FUNCIONAIS

“Opte por móveis que possuam mais de uma função, assim você terá a possibilidade de mudar a disposição deles sem abdicar da função inicial. Por exemplo, sofás que tem compartimento embutido para aumentar o tamanho. Caso receba uma visita, por exemplo, ele servirá como cama. Se a cozinha for muito pequena, pode pensar em uma mesa que tenha um mecanismo de dobra, alinhando-se à parede quando não estiver em uso”.

DICA 3: INTEGRAR SEM REFORMAR

“Uma dica legal para criar novos espaços sem precisar construir uma parede é investir em móveis que consigam transmitir a ideia de divisão, mas tenham função para ambos os ambientes. Uma estante vazada que permita visualização de seus objetos nos dois lados é uma boa opção nesse caso”.

DICA 4: DECORAÇÃO NAS PAREDES

“Se você gosta de decorar, mas não tem muito espaço para colocar objetos no chão, pense na disposição de quadros na parede. A composição pode ser feita de várias formas e sofrer alterações mais facilmente. Invista em quadros com tamanhos diferentes e abuse da criatividade para encontrar a melhor forma deles ornarem entre si. Se você também não tem áreas para colocar os vasos de planta, por exemplo, invista em estruturas que tenham função adequada para organizar as plantinhas na parede. Só tenha cuidado para não exagerar na quantidade de informações! Arrisque no máximo duas paredes com decoração por cômodo”

DICA 5: CORES CLARAS

“As cores possuem uma função muito maior do que apenas pigmentação quando se trata de espaços físicos fechados. O uso da cor certa, por exemplo, pode trazer sensação de amplitude para seu apartamento, seja na parede ou na escolha dos móveis. As cores claras são uma boa escolha quando você for pensar em decorar ambientes. Pense em cores fortes ou escuras para detalhes menores, equilibrando a estética visual”, conclui

Para mais dicas sobre reformas, acesse o site arquiteturadobarreto.com, ou a página do Instagram @arquiteturadobarreto.

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 8 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados