25/09/2020 Salvador26°C

“Caminhos Digitais da Leitura” é lançado em Salvador como incentivo à leitura

Interessados poderão colaborar com diversos gêneros literários e irão concorrer a prêmios

Um acervo digital com títulos disponíveis para leitura em tablet, celular e computadores foi lançado nesta segunda-feira (3) na Barra. A plataforma Caminhos Digitais da Leitura (disponível aqui) é uma iniciativa da prefeitura em parceria com a Casa Salvador, onde aconteceu o lançamento. A ferramenta abre um espaço para quem tem o sonho de publicar as próprias obras, num ambiente virtual dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia.

De acordo com Jane Palma, da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, a ideia é incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária. Ela explica que a inspiração para o desenvolvimento da plataforma foi o aplicativo Wattpad, onde as pessoas podem produzir, dentro do aplicativo, o seu próprio livro. A ação faz parte do projeto Caminhos da Leitura. “Conheci esse aplicativo em 2015, quando uma adolescente me mostrou e me disse que passou a gostar de ler e escrever por conta dele. Ela também passou a consumir mais livros físicos depois disso. Então, eu fui atrás, conhecer e pensar algo que incentivasse os jovens a ler e a escrever também”, recorda Jane.

(Foto: Reprodução)

Assim como o Wattpad, que promove vários pequenos concursos que busca incentivar a escrita na plataforma, o Caminhos Digitais da Leitura também fará premiações regulares de modo a manter o interesse constante de publicação e leitura. Hoje, quem acessar o site já poderá ter acesso a alguns títulos de coletâneas e livros do Selo João Ubaldo Ribeiro.”Estamos movendo com esse projeto os três pilares da educação: ler, criar e escrever”, comenta Jane.

Na plataforma lançada pela prefeitura, a publicação só acontece após validação feita pelo moderador técnico da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Sendo assim, o interessado deve ler atentamente o Termo de Compromisso, bem como as instruções, para ter o livro disponibilizado ao público na biblioteca digital da fundação.

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − nove =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados