28/09/2020 Salvador26°C

Conheça o Conexão Axé, a releitura de clássicos do axé music

Grupo, que tem canal no youtube, estreia nos palcos para o público no próximo domingo (16) no Beach Stop Ipitanga

Quando se fala em música baiana, logo pensamos no Axé Music, movimento e gênero musical que surgiu da Bahia para o mundo na década de 80. Por décadas, o Axé revelou grandes artistas e bandas do cenário nacional que fizeram e fazem sucesso até hoje. Um desses grandes nomes é o cantor JOKA BARRETO, baiano, revelado pela Banda Pinote em 1990, que ingressou no mercado musical com os sucessos “Ai Nega” e “Ginga” e, logo depois, foi convidado para integrar o time de cantores da Banda Mel, uma das mais consagradas bandas deste movimento, passando a ser reconhecido nacionalmente. Participou de diversos carnavais e micaretas ,liderando blocos e arrastando multidões por onde passava. A Banda Mel é sem dúvida uma das mais lembradas bandas do Axé.

Joka teve o seu trabalho reconhecido pela Warner Music e Sony Music, onde conquistou 6 discos de ouro e 1 de platina, o que o projetou para sua carreira internacional, participando de diversos festivais, tendo destaque o Festival de Montreux na Suíça, considerado um dos mais renomados festivais de música do mundo. Ganhou disco de ouro no Japão por liderança em vendas e execução nas rádios FMs do Oriente. Muito além da música, Joka, contribuiu com sua imagem e grandiosa voz em diversos projetos, como a homenagem para Caetano Veloso produzido pelo cantor Netinho e, com Xuxa Meneghel, dublando canções para o personagem Capaxão. Após a saída da Banda Mel, Joka partiu para morar nos EUA. Depois de alguns anos, retoma sua carreira musical e volta para o Brasil, trazendo sua voz e desenvolvendo projetos musicais com velhos amigos. Um desses amigos é JUNO LEON, cantor e multinstrumentista ,que iniciou sua carreira musical na noite de Salvador em 1991,cantando em bares e clubes. Capitaneou e dirigiu diversas bandas, tocou com artistas como Luiz Caldas, Bruno Nunes e Guiga Reis, entre outros. Fez parte de diversas bandas do cenário baiano na época “áurea” da axé music, como a banda Pike, participando de carnavais e Micaretas em diversas cidades do Brasil. Ao lado do amigo Bruno Nunes, cantava e tocava na banda Dunnas, pioneira em se apresentar na “ Escuna Elétrica”, variação do trio elétrico na Baia de Todos os Santos, a qual fez parte de festas populares tradicionais da cultura baiana.

E após muitas andanças, em agosto de 2017, surge a ideia de Joka e Juno para um canal de música baiana, com releitura de clássicos do axé na web, onde convidam o amigo, músico e publicitário, Vinicius Couto, diretor da AmplaWeb (Agência de construção e posicionamento de marcas), para cuidar da imagem do projeto e compor o grupo. Vinicius percebeu a necessidade de agregar a esta parceria um desenvolvimento audiovisual, convidando o amigo e parceiro de trabalho, Adriano Vaz, músico, produtor e diretor na Produtora Plei, trazendo toda a sua experiência nesta área. Pronto, agora sim o projeto estava completo. Após uma primeira ideia e já durante as primeiras produções que o grupo vinha realizando, Vinicius Couto sugere o nome CONEXÃO AXÉ, nome logo aceito por todos e que representa a essência do projeto, de conectar ideias, estilos musicais e gerações através da música, utilizando a internet como meio de transformação para isso, além do lançamento do mais novo show para você poder curtir o melhor da música baiana.

Show de estreia

No próximo domingo (16), o Conexão Axé fará seu primeiro show ao público, iniciando a temporada com foco no verão baiano.
LOCAL: Bar Restaurante Beach Stop Ipitanga
DATA: 16 de setembro (domingo)
HORÁRIO: 16h
INGRESSO NO LOCAL: 20,00

Instagram: @canalconexaoaxe
Facebook: www.facebook.com/CanalConexaoAxe/
Youtube: www.youtube.com/c/ConexãoAXÉ

 

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dezesseis =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados