27/11/2020 Salvador26°C

Dia do Feirante: Confira feiras tradicionais e “moderninhas” em Salvador

As feiras tradicionais, com produtos baratos, agora têm a companhia de feiras com o mix de gastronomia, música, entretenimento e muito mais

Hoje, 25 de agosto, é comemorado o dia do Feirante, em homenagem a primeira feira livre no Brasil, que ocorreu no Largo General Osório em São Paulo no ano de 1914.  Dizem que é nas feiras que você conhece realmente o povo da cidade e encontra uma variedade de produtos. Em Salvador, feiras tradicionais com muitas frutas e temperos se misturam às feiras modernas com música e moda. Confira uma lista com algumas delas e não deixe de visitá-las:

1- Feira de São Joaquim

A Feira mais tradicional de Salvador iniciou as atividades na década de 30 do século passado com o nome de Água de Meninos. Por lá costumamos dizer que não se pode ter frescura,  é o autêntico fervor do baiano muitas vezes descrito por Jorge Amado e retratado nos trabalhos de Carybé.

Com preços baixos, a feira que é bastante popular tem 8 mil feirantes em uma área de 39 mil metros quadrados, com parte dela reformada. Por lá encontra-se uma grande diversidade, com muito da culinária baiana, frutas, ervas, condimentos, carnes, artesanato, objetos de decoração, artigos religiosos, vestuário, tecidos africanos e muito mais. Você ainda pode tomar uma cervejinha com vista para o mar, comer um delicioso feijão e ainda cair no samba aos domingos.

Endereço: Avenida Eng. Oscar Pontos, Calçada.

Feirante na Feira de São Joaquim. Foto: Leo Mota

2- Feira das Sete Portas

O Mercado que recebe a feira foi inaugurado na década de 1940 por Pinto de Aguiar e também tem grande variedade de produtos. Tem quem diga que é a prima “pobre” da Feira de São Joaquim, por ter de tudo, entretanto em um espaço bem menor. A sua localização central, próxima ao Centro Histórico e ao vale do Aquidabã, onde muitas linhas de ônibus passam, facilita o acesso de gente da toda cidade.

os principais itens vendidos são folhas, carnes, frutas, camarão e produtos ligados à religião do Candomblé. Na época de São Cosme e Damião (setembro), o famoso caruru na feira é bastante procurado. Coloque na agenda que setembro está chegando.

Endereço: Av. Cônego Pereira, S/N, Sete Portas –  Horário: Diariamente, a partir das 7h

Foto: Instagram @geniovani

3- A Feira da Cidade

Pioneira feira de rua com música, gastronomia, manufatura e sustentabilidade em Salvador, a Feira da Cidade teve  sua primeira edição em agosto de 2014 na inauguração da nova Orla da Barra e, ocorre geralmente em um final de semana por mês em lugares diferentes.

O projeto foi idealizado pela produtora cultural e jornalista Carla Maciel e tem a realização assinada por sua agência, Agência Agosto.

Foto: @a_feira

4- Coreto Hype

A Coreto Hype segue a tendência da anterior, inspirando-se nos grandes movimentos de ocupação de espaços públicos do mundo, com foco no desenvolvimento e potencialização da economia criativa local. A Coreto reúne moda, arte, música, empreendedorismo e gastronomia em dois dias intensos de encontros, ações e diversão por mês.

Outras feiras, como a do imbui atrás do Extra, ou no fim de linha da Boca do Rio ou ainda na praça em Cajazeiras X, fazem parte do cotidiano do soteropolitano. O bom de tudo é saber que tem feira de tudo que é gosto e pra todos os públicos. Quais feiras você gosta de frequentar? Tem no seu bairro? Conte pra gente!

 

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + cinco =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados