Entrevista: Idealizadoras do Giro MPB contam trajetória
Iniciando a série de entrevistas com pessoas e projetos interessantes em Salvador, o Giro MPB, idealizado por duas mulheres batalhadoras e sonhadoras, é o escolhido da vez. Confira!
1- Conta pra gente um pouco sobre como surgiu interesse pela música, o que fazem da vida fora o trabalho com o giro e o que gostam de fazer no tempo livre.
Julie: Meu interesse pela música surgiu quando eu compus a minha primeira canção, aos 12 anos de idade. Foi ali que eu percebi a liberdade que a arte proporciona, a sensibilidade em poder expressar os nossos sentimentos para o mundo.
Susi:O interesse pela música surgiu bem cedo, mas foi através de uma novela, em que uns dos personagens fazia o papel de produtor musical, que eu pude entender que eu queria trabalhar nessa área artística.
Julie: Já o nosso dia a dia é praticamente restrito ao Giro, é dedicação exclusiva, sempre aliando a parte online e física do projeto. Quando não estamos no projeto, a nossa ocupação é rotineira, ir ao supermercado, brincar com nossa cachorrinha, coisas do tipo. As vezes gostamos de ir na Sorveteria da Ribeira e a Susi gosta de fazer doces, pizzas.
2- O que é o Giro MPB e como surgiu?
O Giro MPB, inicialmente, surgiu com a proposta de abrir espaços para os artistas independentes se apresentarem e divulgarem suas canções no mesmo palco, como um encontro de estilos. Atualmente podemos dizer, que o Giro MPB é uma Rádio Web que divulga os novos talentos da música, um portal que divulga novos sons, aproximando o ouvinte muitas vezes daquele artista, que talvez nunca teria oportunidade de escutá-lo em uma rádio tradicional.
3- Contem-nos um pouco sobra a programação da rádio.
Nós temos 6 programas diários e é interessante dizer, que a denominação deles foram inspiradas em nomes que separamos para futuros eventos e que estavam meio que sem utilidade.
Giro MPB 360°: Uma programação que passeia entre os estilos Pop, Pop Rock, Hip Hop, Samba e MPB.
Soft Music: Com programação suave, é dividido em duas edições, uma de música internacional (11h às 13h) e outra nacional (13h às 15h).
Toque Autoral: Um dos carros chefes, o programa destaca novos artistas e inclui os melhores lançamentos musicais autorais. Fazemos toda a divulgação desses artistas, incluindo pautas à imprensa.
Inversão Sonora: Programação dedicada ao pop rock e rock.
Vozes Acústicas: Programa que homenageia as grandes vozes femininas.
Mistura 360°: Digamos que é o nosso “Corujão”, é a programação que começa na noite de um dia e termina na manhã seguinte. Todo tipo de música que é tocada nos outros programas também tem espaço no Mistura.
4– Quais os próximos passos do Giro MPB?
Todos os nossos passos estão voltados à Rádio Web neste momento. Temos propostas de parcerias e estamos visando algo maior, que no momento não podemos falar muito, mas podemos adiantar que tem a ver com eventos, parcerias com novos artistas e quem sabe uma viagem para fortalecer a marca.
Além disso, estaremos lançando nos próximos dias nosso novo portal, com layout e design mais limpo e melhor navegabilidade no site para desfrute do que oferecemos.
5- E em um contexto da música autoral e independente, vocês também têm uma parceria, sendo um duo chamado Tons de Primavera. Vocês têm planos para o duo ou é um trabalho mais de hobby, sem compromisso?
Na verdade não dizemos que é um trabalho mais de Hobby, é a nossa essência, foi onde tudo começou, foi o ponto inicial para a construção do Giro MPB. Nós temos um carinho pelo Tons, mas tivemos que dar um tempo para entender que era o momento de parar um pouco de cantar e nos dedicarmos a um projeto maior, que é o Giro MPB.
6- Deixem um recado para quem está lendo essa matéria.
Quando tudo parecer perdido e você achar que chegou ao fundo do poço, tenha certeza que esse é o momento em que você vai triunfar!
Quer conhecer ainda mais sobre o Giro MPB? Confira matéria que fizemos em 2018:
>> Conheça um belo projeto cultural em Salvador, o Giro MPB
Giro MPB :
Rádio: www.radiogirompb.com
Instagram:@giro.mpb