25/09/2020 Salvador26°C

Peça "Tibiras - Coletivo das Liliths" destaca lgbtfobia no Brasil

A partir de relatos do assassinato do tupinambá, a peça trata da lgbtfobia que marca a história do Brasil

Baseado em fatos reais o espetáculo investiga as brasilidades existentes no país  tomando como ponto de partida a trajetória de vida de Tibira, tupinambá assassinado em praça pública em São Luís do Maranhão em 1614.

O crime, que marcou a história do Brasil, é considerado como o primeiro assassinato lgbtfobico registrado no período colonial.do país. Em cena, as atrizes e atores do elenco partem de suas experiências individuais e ancestralidades para identificar em suas existências os cruzamentos e heranças deixadas pela história  de Tibira.

O espetáculo conta com a direção de Georgenes Isaac,e é a segunda obra da Trilogia dos Trópicos, projeto que visa identificar e difundir a presença de pessoas dissidentes na história do Brasil Colônia, e é uma realização do Coletivo Das Liliths, plataforma artística que vem atuando na cidade do Salvador há 5 anos fomentando e fortalecendo o debate acerca das dissidências de gênero e sexuais através das artes cênicas.

Foto: Anderson Oliveira

O coletivo de artistas: intitulado Das Liliths nasceu na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é formado por ex-alunos, alunos de graduação e Pós- Graduação desta escola. Os artistas atuam juntos desde 2012 desenvolvendo uma pesquisa artística em torno de temáticas como: afirmação das identidades de gênero, respeito às diferenças, combate a violência contra as ditas minorias, respeito às diversas formas de expressões de sexualidades e o combate às hierarquias de gênero.

Tibiras – Coletivo das Liliths
dias 22 e 29 (sextas), 19h
dias 23 e 30 (sábados), 16h e 19h
R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia)
Teatro Gamboa:  R. Gamboa de Cima, 3 – Aflitos,
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Fonte: Aldeia Nago e Assessoria de Imprensa

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 9 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2020. Todos os direitos reservados