14/09/2021 Salvador26°C

Restaurante oferece experiência lusitana em Salvador

Boteco Português proporciona vivências imersivas na gastronomia portuguesa, da entrada ao aperitivo

Apaixonados pela cultura lusitana já podem viver, em Salvador, a sensação de imergir no sabor e surpresas de Portugal. Isso porque o Boteco Português, bar restaurante especializado na gastronomia típica da região, promete uma viagem gastronômica da entrada ao aperitivo.

Segundo o TasteAtlas – guia experimental de viagem com foco em comidas tradicionais, a gastronomia portuguesa ocupa o lugar de quarta melhor do mundo, atrás somente da italiana, grega e espanhola. Para além dos doces, pasteis, defumados, bacalhau, sardinha e mariscos, a cozinha portuguesa revela surpresas, a exemplo da feijoada portuguesa, leitão e arroz de pato.

Meia desfeita de bacalhau // Foto: Matheus Andrade

Com estilo bar-restaurante, o Boteco Português oferece, além da boa gastronomia lusitana, um espaço com características dos estabelecimentos encontrados nas cidades do país.

Localizado no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios de Salvador, o Boteco Português nasceu do desejo de dois amigos, Giuseppe Salvetti e Everty Rocha, inspirados em trazer para Salvador uma proposta diferenciada de uma taberna tradicional português. “Além de oferecer boa comida, o estabelecimento vem com a proposta de um menu único, preço acessível e ambiente descontraído”, destacam.

Para os sócios, o que promove a sensação de imersão em um ambiente gastronômico português, além do próprio espaço e atendimento, é principalmente o cardápio, com direito a petiscos, pratos e sobremesas feitos com as mais antigas e tradicionais receitas conventuais portuguesas. “Conhecidas como aquelas famosas receitas das vovós!”, frisa Giuseppe.

 O bar-restaurante conta ainda com um menu bastante diversificado. “Aqui nós apresentamos pratos, como o tradicionalíssimo leitão assado da bairrada, a feijoada portuguesa com feijão branco, morcela e outras carnes suínas. Além do pernil assado das beiras, arroz de pato da lezíria e tantas outras delícias”, explica Everty

Arroz de Pato // Foto: Matheus Andrade

 Investindo na produção artesanal, a casa oferece ainda pães de fabricação própria e a famosa broa portuguesa, ambos tradicionais. Para quem busca um fim de tarde leve e divertido, o bar oferece uma ampla cartela de cervejas, vinhos, destilados, coquetéis e drinks contemporâneos.

 Para os amantes da culinária lusitana, os nomes dos pratos são alguns dos destaques da casa. “No menu estão nome típicos tradicionais portugueses, como o prato “Pica-Pau”, que são feitos com febras de porco em vinhas d ́alho, cortadas em aperitivo com mostarda em grão, acompanhada de azeitonas marinadas, batatinhas a murro, pão, broa caseira e molhos artesanais”, revela Giuseppe.

Broa Portuguesa // Foto: Matheus Andrade

Outro prato típico bastante requisitado é o “Punheta de Bacalhau” – lascas de bacalhau cru demolhado, cebola, pimentão e salsa picada, regado com emulsão de azeite virgem, colorau e servido com broa de milho caseira, azeitonas marinadas, tomate confitado e molhos artesanais. “Ainda tem “Chouriço Bêbado na Cachaça”, que é um chouriço caseiro assado na cachaça, com broa de milho e pão caseiro, batata frita, azeitonas marinadas e molhos artesanais”, completa.

 Para saber mais sobre a culinária portuguesa em Salvador, entrevistas e pautas, acesse o Instagram @botecoportugues.

Carlos Sena

Sou Soteropolitano, Relações Públicas de formação, Político de opinião, Cervejeiro apaixonado por futebol e Pimenteiro como bom Baiano.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 2 =


Sobre o Nosso Auê

Somos um novo portal que tem como objetivo compartilhar a cidade de Salvador, mostrar novos lugares, desbravar inúmeros cantinhos e sobretudo, conectar histórias! A vida lá fora é mágica e nós vamos desfrutar a nossa cidade junto com você, vamos fazer o Nosso Auê!


WhatsApp: (71) 98836-3724

contato@nossoaue.com

Rua Fernando José Guimarães Rocha, 35, Imbuí. Salvador – Bahia

© Copyright Nosso Auê 2021. Todos os direitos reservados

Futuring