Virada Sustentável vai ocupar Salvador com 4 dias de programação gratuita
Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável chega a Salvador com mais de 180 atividades, na próxima quinta-feira (29). O evento vai ocupar mais de 40 espaços da cidade, com quatro dias de programação gratuita.
A programação musical fica por conta de dois dias de shows, no Parque da Cidade: sábado, com Pedro Pondé, Tássia Reis e Zuhri e, no domingo, Larissa Luz, OQuadro e ÀTTØØXXÁ. Mais de 100 projetos baianos foram mapeados, reunindo iniciativas de coletivos, artistas, oficineiros, escolas, universidades, ONGs, inciativa pública e privada. O resultado poderá ser conferido da Cidade Baixa à Cidade Alta, com opções para todos os públicos. A Virada Sustentável vai até domingo (2).
Durante o festival, três espaços culturais da cidade contarão com visitação aberta ao público: a Casa do Carnaval (Pelourinho), o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria) e o Espaço Carybé das Artes (Forte São Diogo).
As ações para a Virada incluem debates, rodas de conversa, performances artísticas, exibição de filmes, exposição fotográfica, brechó produzido por artistas locais e a instalação artística de @SuperAfro, com colagem de lambes em diversos pontos da cidade.
Para além dos debates, a programação também inclui ações de capacitação e de promoção do acesso à cultura, a exemplo do projeto Presentyzmo, que irá promover oficinas criativas de produção audiovisual, com acesso a ferramentas digitais e manuais para a realização de filmes com o celular.
Paralelamente, nos diversos pontos da cidade, serão realizadas performances artísticas, apresentações de dança e teatro, contação de estórias, mutirões de grafite, recitais poéticos, atividades de yoga e meditação, e feiras de arte, artesanato e economia criativa.
O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7 milhões de pessoas e percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador, em 2016.
SERVIÇO:
Virada Sustentável Salvador 2018
Quando: de 29 de novembro a 02 de dezembro
Locais: Parque da Cidade, Centro Cultural da Barroquinha, praças e museus do Centro Histórico de Salvador, Casa da Música, Lagoa do Abaeté, Centro Cultural Edson Souto, Casa do Maestro, Parque São Bartolomeu, Comunidade do Solar do Unhão e da Ladeira da Preguiça, Praia do MAM, Forte de Santa Maria, entre outros.
Mais informações: viradasustentavel.org.br, salvador@viradasustentavel.org.br ou @viradasustentavel.salvador